sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Madonna

Primeiro livro infantil de Madonna chega hoje às livrarias


"Achavam bem que as pessoas decidissem se vos iam tratar bem com base no vosso aspecto?" Esta é apenas uma das muitas questões que Madonna coloca às crianças no seu primeiro livro infantil, "As Rosas Inglesas", que é hoje publicado em cem países e 42 línguas - o maior lançamento da história da indústria editorial.
A estreia de Madonna aos 44 anos no mundo da literatura infantil terá o seu epicentro em Paris, nos jardins da editora francesa Gallimard, onde esta tarde a cantora abrirá o livro num acto simbólico, perante as várias editoras que apostaram na história, entre as quais a portuguesa Dom Quixote. 

"Participar num fenómeno de publicação com esta importância é algo fantástico", diz Rita Cruz, editora do departamento infanto-juvenil da Dom Quixote. "É a primeira vez que tantas editoras de renome investem numa mesma obra." 

"As Rosas Inglesas" inaugura uma série de cinco volumes, "completamente distintos e independentes uns dos outros, que procuram transmitir um ensinamento, uma mensagem mágica", adianta Rita Cruz. As histórias são acompanhadas por ilustrações de Jeffrey Fulvimari, dedicadas aos dois filhos de Madonna - Lourdes Maria (Lola), 6 anos, e Rocco, 2 anos. 

As editoras Callaway (americana) e Penguin (inglesa), associadas a algumas das mais prestigiadas editoras de todo o mundo, esperam que o assalto da "material girl" às livrarias seja um sucesso. 

"A beleza, sensibilidade e intemporalidade dos livros de Madonna apaixonou alguns dos mais experientes editores de livros para crianças do mundo", disse o editor Nicholas Callaway ao jornal alemão "FinanzNachrichten", convicto de que a cantora "passará a ser conhecida como uma exímia contadora de histórias". 

À semelhança das aventuras de Harry Potter, de J.K. Rowling, as editoras de "As Rosas Inglesas" acreditam que esta história conseguirá "angariar admiradores de todas as idades". "Mas não há comparação entre as obras: Harry Potter é uma narrativa de aventuras e os livros da Madonna são contos pequenos, com uma forte aposta na ilustração e sem pretensões de serem outra coisa", sublinha Rita Cruz. 

O que nos conta Madonna? 


Rosas Inglesas, Pipas de Massa, As aventuras de Abdi, Maçãs do Sr. Peabody, Jacob e os 7 ladrões. 


A inveja, a amizade e os preconceitos dão o mote à fábula escrita por Madonna, que conta a história das "rosas inglesas" - quatro meninas chamadas Nicole, Amy, Charlotte e Grace. As amigas vivem em Inglaterra, sentem muita inveja de outra rapariga, de nome Binah ("esperança", em hebraico), e vão aprender uma lição para a vida: cada um tem o seu próprio valor e não vale a pena invejarmos os outros. 

Este livro surge na sequência de uma aparente viragem na vida da estrela, cada vez mais ligada a uma certa espiritualidade - o seu interesse pelo judaísmo e o seu novo estatuto de "mãe de família" (a cantora tem dois filhos e está casada com o realizador britânico Guy Ritchie) parecem marcar essa mudança. 

Madonna já fez de tudo um pouco - da música ao cinema, passando pelo teatro, sempre construiu a sua carreira com base no inesperado e provocatório. Mas escrever um livro para crianças é algo que dificilmente alguém teria adivinhado. Aliás, nem ela própria: "Sempre me imaginei a fazer coisas muito diferentes na minha vida, mas escrever um livro nunca foi uma delas", disse Madonna, numa carta recebida pela Dom Quixote. 

A ideia de se dedicar à escrita foi sugerida pelo professor Eitan Yardeni com quem, desde há sete anos, Madonna tem estudado a Cabala, "uma das mais importantes correntes do pensamento místico judaico", esclarece Esther Mucznik, vice-presidente da comunidade judaica em Portugal. 

Mas foi enquanto lia histórias infantis aos seus filhos antes de adormecerem, que Madonna resolveu escrever contos para crianças. "Pareceu-me que seria a altura ideal para lhes ensinar uma ou duas coisas sobre a vida, o amor e a conquista da felicidade", afirmou a "pop star", na mesma carta. 

Ao contrário da maior parte dos livros infantis que "se resumem à história de uma princesa que encontra o seu príncipe encantado e vivem felizes para sempre", Madonna quis escrever um livro que "não fosse vago" e "oferecesse uma lição de vida", disse, em entrevista ao canal de música VH1. 

A 15 de Novembro, o público terá já à disposição o segundo livro da cantora, "Mr Peabody's Apples", cuja acção se passa nos Estados Unidos, segundo o site www.madonnatribe.com. Os restantes volumes da colecção - "Abdey's Adventures", "Lopsa de Casha" e "Jacob and the 7 Thieves" - serão publicados ao longo de 2004. Uma curiosidade: Rússia, Tibete e Médio Oriente serão os locais onde se passará cada uma destas histórias, cujos pormenores estão ainda no segredo dos deuses. 

Fonte: Jornal Público (2004)
Texto: Adelino Gomes
Foto da Net
© Carlos Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário